Benefícios do chá verde
Qui, 11 de Agosto de 2011 14:19    PDF Imprimir E-mail
Saúde

O hábito de beber o chá faz com que seus consumidores apresentem menores riscos de adquirirem doenças e síndrome metabólica


0608chaverde 

Jeniffer Koyama

Especial para Paraná Shimbun

 

Muito se fala sobre a diferença entre os hábitos alimentares do Oriente e do Ocidente. E é comprovado que os japoneses apresentam índice de doenças cardiovasculares menores do que os ocidentais. Além de comer mais peixes e ingerir bastante soja, os japoneses possuem um hábito diferente: tomar chá verde.

Para entender melhor os benefícios que a folha da Camellia sinensis traz para a saúde, Décio Sebbastiani Barbosa, professor dos cursos de Farmácia e Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), explica que o organismo possui equilíbrio entre os radicais livres (vilões) e as defesas antioxidantes (liga do bem). Quando há aumento de radicais livres, ocorre o stress oxidativo. Ou seja, a pessoa fica sujeita a inúmeros problemas de saúde. O chá verde ajuda no aumento das defesas antioxidantes, protegendo o organismo de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, câncer e diabetes.

Após, aproximadamente um mês tomando o chá verde, já se pode perceber os efeitos de defesa do organismo. Para quem deseja aderi-lo à rotina, o professor aconselha a evitar o consumo de noite, pois a quantidade de cafeína presente no chá pode causar insônia. Sendo assim, o ideal é tomá-lo ao longo do dia, até as 18h.

Devido ao fácil acesso, muitas pessoas consomem o chá, sem se alertar às recomendações necessárias. O professor explica que a bebida deve entrar na rotina da pessoa como um acréscimo, e não como substituto de algum alimento. Décio explica que caso o indivíduo troque a água pelo chá, o organismo não terá aumento de defesas oxidantes.

O próprio professor é adepto ao chá verde, há aproximadamente três anos. Ele afirma que sente os benefícios, como aumento de disposição durante o dia. Porém, há outras recomendações que beneficiam a saúde, em conjunto com o chá. “Além do hábito alimentar correto, a prática de atividade física é importante”, diz.


Projeto

A síndrome metabólica vem atingindo proporções galopantes no mundo. Para aqueles que não conhecem, a síndrome está associada a doenças como obesidade abdominal (mulheres com a cintura acima de 88 cm e homens acima de 102 cm), alterações do colesterol, hipertensão, diabetes e pré-diabetes. Para apresentar a síndrome metabólica, basta desenvolver três desses indicadores.

Após experiências com o chá verde, surgiu a ideia de iniciar a pesquisa “Avaliação dos efeitos do consumo do chá verde e/ou aveia no perfil lipídico e estresse oxidativo em pacientes com Síndrome Metabólica”. Sob a orientação do professor Décio Sebbastiani Barbosa, a pesquisadora Chiara Bortolasci procura avaliar se o chá verde e a aveia podem reduzir os efeitos da síndrome.  “O maior objetivo é divulgar os resultados, para que a população passe a consumir os produtos”, afirma.

Para a realização do projeto, necessita-se de 100 voluntários que serão divididos em quatro grupos. Durante 90 dias, os pacientes deverão seguir as recomendações que lhes são propostas. O primeiro grupo deve consumir três gramas de chá verde preparada com meio litro de água, diariamente. O segundo precisa consumir 30 gramas de farelo de aveia, por dia; o terceiro associa chá verde e aveia e, por fim, o último grupo deve seguir uma dieta prescrita, pobre em gordura animal e colesterol. A intenção é avaliar qual desses grupos apresentou resultados mais promissores.

Para aqueles que desejam participar como voluntário da pesquisa é necessário ter entre 18 e 60 anos de idade e apresentar, no mínimo, três dos fatores de risco da síndrome. Os interessados podem ligar para: (43) 3371-2451 ou (43) 9953-8326